Conexão Iguatemi ‘Cafeinada’



2 de agosto, 2016   
             
Foi um sucesso a primeira Conexão Iguatemi ‘Cafeinada’, realizada na noite de segunda-feira (25/07), no Iguatemi Shopping Center, de Rio Preto, interior de São Paulo, pelo jornalista e editor do Diário de Olímpia, Leonardo Concon, Fotos Gustavo Luppi. A convite do gerente-geral Paulo Tilkian Filho, da gerente de Marketing Keli Silva e do diretor corporativo Ricardo Flora (este, da capital), Leonardo apresentou por mais de uma hora, ultrapassando o tempo normal devido o interesse que o tema despertou, aspectos relevantes do mundo dos cafés. A Conexão Cafeinada começou às 20h15 e terminou às 21h40. Enquanto isso, a Starbucks ofereceu a todos, gratuitamente, degustação de seus cafés, com um brigadeiro de chocolate. A Starbucks pertence à ‘segunda onda’ dos cafés no mundo. Estamos na terceira, onde o consumidor é mais exigente, quer cafés com rastreabilidade, qualidade, ambientes onde ele se identifica como um ‘terceiro lugar’ de sociabilização, troca de ideias, momento de lazer. Todos esses conceitos, de ondas e terceiros lugares, foram bem explicados no evento. Desde a lenda do pastor Kaldi, em Kaffa, sudoeste da Etiópia, quando surgiram os primeiros grãos de café; passando pelo café no Brasil que veio por uma saga romântica e contrabando em 1727; não deixando para trás o quinto e último Rei do Café que tivemos no País, e que, mais curioso ainda, foi prefeito e presidente da Câmara de Olímpia, Geremia Lunardelli, com os seus 18 milhões de pés de cafés pelo País e até Paraguay; definições de cafés especiais; rodas de aromas; cafeína; benefícios do café que até ajuda na prevenção de câncer; a comparação dos cafés ‘de mercado’, das ‘almofadinhas’, que é a sobra da sobra do que vai para fora; dicas de preparo com diversos métodos; açúcar ou não e até café com sal (diga-se, flor de sal); os participantes puderam receber, compartilhar e tirar muitas dúvidas. Leonardo Concon levou para o piso superior da Figueira do Iguatemi alguns de seus cafés e equipamentos, o que atraiu a curiosidade dos presentes e de quem estava passando pelo Iguatemi. Participaram, também, o artista plástico olimpiense Edgar Calhado, e o casal-presidente do Rio Preto Automóvel Clube, Ronaldo e Shirley Alcântara. Cláudia Lacerda, da Lacerda Comunicação; e Thaís Alves dos Santos e João Vitor Barros, também da Lacerda, que faz o atendimento ao Iguatemi. “Não vou mudar de profissão, mas o café está me atraindo muito”, disse Leonardo ao Planeta. “Vou desenvolver vários projetos relacionados, um deles o resgate da história do café de Olímpia, tão importante para o desenvolvimento de nossa e muitas cidades brasileiras, e outros, quem sabe, continuar levando esse bate-papo para outros locais, inclusive com demonstração de cafés de qualidade”, acrescentou. E, concluiu: “Jornalistas, policiais e professores, são os maiores consumidores de café, por isso, não sou especialista, mas entendo bem, e agora mais ainda, dessa bebida maravilhosa”.
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